quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Review: NEKOPARA Vol.1 [versão Steam]

Olá e sejam bem vindos!

Hoje eu gostaria de comentar sobre uma das mais novas visual novels, ou novelas gráficas, a entrar para o catálogo Steam.

NEKOPARA Vol.1

~La Soleil Kaiten Shimashita!~


Uma história tão doce quanto as próprias protagonistas, Chocola (esquerda) e Vanilla (direita).

Talvez vocês estejam se perguntando: "Afinal de contas o que é NEKOPARA?" No entanto, a resposta é muito simples, NEKOPARA nada mais é que o paraíso dos gatos (neko, em japonês). Uma história simples, mas recheada de muita emoção e moe que segue os passos do protagonista Kashou Minaduki após ele deixar a sua família tradicionalista para realizar o seu maior sonho, abrir a sua própria confeitaria, La Soleil.

Continuem lendo após o clique e vejam como um plano tão simples se torna uma grande bagunça após duas clandestinas surgirem do meio da bagagem do nosso protagonista. Afinal de contas, nem só os cães é que vão pro céu, não é?


História


A história de NEKOPARA gira em torno Kashou Minaduki. Herdeiro mais velho de uma rica família conhecida pelos seus doces tradicionais japoneses, Kashou nunca se sentiu realizado ao seguir a tradição de sua família, em sua mente ele só tinha um desejo, abrir uma confeitaria no estilo ocidental e se tornar um mâitre pâtissier.

Para realizar seu sonho, Kashou resolve fugir de casa sem dizer para onde ia nem mesmo à sua irmã mais nova, Shigure, e abrir, sozinho, a própria loja de doces e bolos, La Soleil (um erro de pronúncia intencional do francês Le Soleil - O Sol-). Mas nem tudo sai como Kashou planejava, já que logo após chegar no endereço da sua nova loja ele descobre em meio à sua mudança um par de caixas misteriosas. Ao abri-las ele se depara com Chocola e Vanilla, duas dentre as várias garotas-gato que viviam em sua antiga casa e que são especialmente apegadas a ele.

Será que a transportadora deu um descontinho porque elas são irmãs gêmeas?

A partir desse momento as vidas de Kashou, Chocola e Vanilla nunca mais serão as mesmas pois conforme eles passam pelo árduo processo de se acostumar com um novo lar/estilo de vida, eles lentamente percebem que os sentimentos que eles um pelo outro vão muito além do mero laço entre uma menina-gato e o seu dono.


Personagens


Chocola



A principal personagem feminina da história, Chocola é uma menina-gato energética e completamentamente dedicada ao seu "goshujin-sama". De fato, a única coisa que pode desanimá-la é exatamente que o seu dono não perceba o quanto ela gosta dele. Quando ela descobriu que ele iria se mudar, Chocola fez o impossível para segui-lo.

Vanilla


Vanilla é uma menina-gato de poucas palavras e que não costuma revelar os seus sentimentos reais para os outros facilmente. Ela é completamente dedicada à sua irmã, seguindo Chocola onde quer que ela vá. No entanto, apesar de Vanilla usar isso como desculpa quando Kashou as descobre, ela gosta tanto do seu dono quanto Chocola.

Shigure Minaduki


Minha personagem favorita, Shigure è a  irmã mais nova de Kashou, afligida por um amor bem mais que fraterno por ele. Ela é uma menina esperta e muito competente que domina as mais variadas artes, desde a cozinha tradicional japonesa até o uso da internet e apps como o Dwitter. Ela foi a responsável por ajudar Chocola e Vanilla a seguirem Kashou.


Gráficos


NEKOPARA não é um jogo exigente em termos de hardware, então qualquer computador mais recente (mesmo sem uma placa de vídeo dedicada) deve ser capaz de executá-lo sem problemas. No entanto, não deixem isso, e o fato de NEKOPARA ser uma visual novel enganá-los.

NEKOPARA é uma das mais belas visual novels que eu já vi, em grande parte graças à tecnologia E-mote, que permite que as personagem (normalmente sprites estáticos nesse tipo de jogo) se movam e reajam de maneira muito interessante mesmo.

Aqui tem um vídeo para vocês entenderem melhor como funciona essa tecnologia que está presente em cada vez mais visual novels.


Uma das coisas mais interessantes sobre essa tecnologia é que ela permite a NEKOPARA seja pioneiro em uma opção que com certeza revolucionará os eroges. Uma opção para se escolher o grau de "vivacidade" dos seios das personagens. Esse acham que eu estou mentindo, aqui vai uma imagem que comprova isso.

Tem pra todos os gostos, desde [...] até [boing boing].

Tudo isso junto, mais o belo design das personagens faz com que NEKOPARA seja uma verdadeira festa para os olhos, o que é realmente revigorante em um meio tão estagnado quanto o das visual novels.


Som


A trilha sonora de NEKOPARA é modesta, contando com poucas músicas, então pra alguns ela pode se tornar enjoativa facilmente. No entanto, todas as músicas de fundo são muito boas, então isso compensa um pouco a falta de variedade.

Em especial, a abertura do jogo, Taiyou Paradise (Paraíso Ensolarado) merece destaque pelo seu ritmo contagiante.


Entre as outras músicas a minha favorita é a Samba de Nyannyan, que geralmente é o tema das cenas mais cômicas da visual novel.


A dublagem é outro ponto forte de NEKOPARA, pois vozes combinam muito bem com todas as personagens, apesar de que algumas pessoas podem se cansar facilmente de todos as onomatopeias pronunciadas em voz pelas personogens (nada muito anormal pro gênero). Especialmente eu aconselho que se mantenha longe desse jogo aquele que odiar miados já que duas de cada três palavras que saem das bocas das meninas-gato (talvez até mais, no caso da Chocola) são imitações super moe de miados.


Jogabilidade


E finalmente chegamos ao ponto que, talvez, venha a causar mais desgosto a alguns com relação a NEKOPARA. A jogabilidade, ou melhor, a total e completa ausência dela. Afinal de contas, quando eu penso em visual novels, eu penso logo "escolhas" e "rotas" (e os ocasionais bad endings), mas aqui nada disso está presente. A história de NEKOPARA é 100% linear e não há sequer uma maneira do jogador influenciar os eventos, o que pode ser muito frustrante pra quem está acostumado com jogos como Fate/Stay Night, por exemplo.


Considerações Finais


Bom, chegamos ao final dessa review de uma das mais novas e encantadoras visual novels trazidas para o ocidente pelo Sekai Project.

Apesar de alguns mínimos defeitos que ela possa vir a ter, eu não posso recomendar NEKOPARA o suficiente para vocês. Quer você seja amante de gatos, garotas moe ou qualquer coisa no meio do caminho entre esses dois, você vai encontrar aqui que você procura em NEKOPARA.

A hora da partida é sempre a mais triste, mas vamos seguir o exemplo das nossas heroínas e sorrir!

Agora, se você é daqueles que odeia os miados daquele gato vira-latas que mora no beco atrás da sua casa, ou se simplesmente você tem um coração de pedra que não reconhece o poder do moe, experimente NEKOPARA também e se deixe surpreender pelo efeito curativo dos aconchegos de Chocola, Vanilla e todas as demais.

Você não vai se arrepender... ou talvez sim, né, quem sabe?

NEKOPARA Vol.1 ~La Soleil Kaiten Shimashita!~ está disponível no Steam* por R$ 19,99.

*Atenção! Página NSFW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário